Honsha-qual é seu omoi-01-com fundo

 

Taí uma palavra em japonês difícil de traduzir diretamente para o português.

Se você der um google em 想い para português, vai aparecer “pensamento”. Mas é muito mais que isso.

Eu gosto mais do que vem em inglês “thought, feeling, mind, heart, imagination”, que em uma tradução livre poderia ser pensamento, reflexão, atenção, consideração, cuidado.

Pois eu ouvi a pergunta acima, feita por um SENSEI, no preparativo para um treinamento de TPS, para o qual eu tinha sido escalado.

Na Toyota era assim. Recebeu o treinamento, então você dá o treinamento. Passa de aluno a professor. Somente depois que o seu aluno foi aprovado, você pode dizer que sabe.

Mas eu ainda estava me preparando para ser o instrutor. E achava que estava indo bem, seguindo o mesmo material de treinamento.

Lá pelas tantas, ele me interrompe e fez a pergunta. “Qual é o seu OMOI, Dário-san?”

Eu pensei, e respondi “quero treinar bem os participantes da minha sessão”. Ele concordou – e  acrescentou –  “você está certo, mas quem são eles?”.

Eu ia treinar uma turma de Team Leaders, que na hierarquia da fábrica eram os que estavam no primeiro degrau de liderança, pessoal novo, que já havia se destacado entre os seus colegas, reconhecido pelos seus líderes, que haviam por isso sido promovidos.

Mas também era uma turma que nunca tinha ouvido falado de TPS. Ainda por cima, tinham acordado cedo, e estariam fora do seu ambiente normal, do calor da produção que os mantinha vívidos e motivados.

Como manter essa turma boa motivada mesmo diante de um instrutor iniciante? Era esse o intuito da pergunta do SENSEI.

Foi aí que fiz um monte de reflexões. Postura, tom de voz, brincadeiras, como manter a atenção, como “pegar na mão” para quem estava com mais dificuldade, até “traduzir” o texto das apostilas para a linguagem do chão-de-fábrica.

Aprendi muito como contribuir na formação de jovens líderes. E o mais satisfatório foi ver o meu SENSEI assistindo à minha aula, aprovando a minha forma de treinar.

“Dário-san, agora posso dizer que você realmente SABE”. Foi a minha recompensa.

Agora no HONSHA.org, temos a oportunidade de desenvolver material de treinamento e sempre resgatar esse ensinamento. Arigatô, SENSEI Iidaka!

 

Dário Yanagita* – d.yanagita@br.honsha.org

*Dário possui 30 anos de experiência em indústria automobilística no Brasil, dos quais 15 anos trabalhando na Toyota do Brasil. Possui especialidade variada, de usinagem, montagem, logística, qualidade e meio ambiente. Implementou linhas de produção Lean, programas Kaizen, geriu planos de desenvolvimento de equipes e transformação Lean em empresas.

Registre su correo electrónico y reciba nuestro boletín informativo.